Projeto 2 - Avaliação de Políticas e Programas Estratégicos em Desenvolvimento e Conservação da Biodiversidade

Projeto 2 - Avaliação de Políticas e Programas Estratégicos em Desenvolvimento e Conservação da Biodiversidade

Avaliação de Políticas e Programas Estratégicos em Desenvolvimento e Conservação da Biodiversidade

O projeto tem o objetivo de avaliar, criticamente, políticas e programas dirigidos à conservação da biodiversidade em suas interfaces com as temáticas de desenvolvimento, envolvendo três eixos principais de análise política e estratégica: fronteira, ocupação do território e segurança, prioritariamente nos biomas Mata Atlântica e Amazônia.

Este projeto resulta de um processo de cooperação internacional para a pesquisa na área de fronteira amazônica, entre a França (Guiana francesa) e o Brasil e de um histórico em participação em programas e projetos internacionais como o Planafloro (Rondônia), Prodeagro (Mato Grosso), ARPA (Amazônia e Mata Atlântica), para citar alguns.

A perspectiva estratégica de programas e/ou iniciativas de conservação da biodiversidade em suas interfaces com o desenvolvimento, apesar de essencial em políticas públicas, tem sido abordada em pesquisa, de forma ainda pontual e não sistemática. Embora a dinâmica de ocupação do território, nos últimos anos, tenha exigido um esforço de reflexão cada vez maior para que possa se buscar, no país, caminhos inovadores e inclusivos, principalmente diante dos desafios geopolíticos a serem enfrentados a médio e longo prazos.

Neste contexto está em desenvolvimento com a coordenação do SESC Nacional, o Projeto “Por um Pensamento do Sul” que visa, a partir do pensamento de Edgar Morin (Pesquisador Internacional INCT), discutir novas perspectivas para o desenvolvimento global, tendo como inspiração a inovação e a realidade dos denominados “países do sul”. Este projeto deverá culminar, em março de 2011 em um evento internacional e uma publicação.

 

Pesquisadores envolvidos: Marta de Azevedo Irving, Fred Tavares, Claudia Horta, Philippe Lena, Sonia Peixoto e Suyá Quintur.