Projeto 3 - Turismo e Sustentabilidade: Estrela Verde

Projeto 3 - Turismo e Sustentabilidade: Estrela Verde

Turismo e Sustentabilidade: Estrela Verde

Este projeto de pesquisa tem o objetivo de estudar criticamente o turismo, a partir de uma nova concepção de sustentabilidade para o setor, centrada nos compromissos de qualidade ambiental e inclusão social. O projeto se desenvolve com base na discussão teórica sobre o turismo, como fenômeno complexo contemporâneo e suas implicações na construção, formulação e avaliação de políticas públicas para o setor , em interface com as políticas sociais e ambientais.

O projeto tem apoio no estudo das diretrizes e acordos internacionais, principalmente vinculados à OMT, à Convenção da Diversidade Biológica e à Convenção sobre a Diversidade Cultural da UNESCO, para então se desdobrar, no plano aplicado, à análise de políticas públicas e projetos de turismo, em suas interfaces com as políticas públicas de proteção da natureza, com ênfase nas áreas protegidas e nas perspectivas cultural e de inclusão social. Esta reflexão envolve também o tema do turismo de base comunitária e do ecoturismo como alternativas de mudanças de paradigma para o setor.

Tal projeto se efetiva com a parceria central do IVT/LTDS/UFRJ, da UFPA, da UFRRJ , do CEFET-RJ, com o Programa de Pos-Graduação em Geografia da UFPA e diversas outras instituições nacionais e internacionais, através da Rede de Turismo, Áreas Protegidas e Inclusão Social, iniciada pelo Grupo de Pesquisa em 2006 e ativa até o momento.

Pesquisadores envolvidos: Marta de Azevedo Irving, Altair Sancho, Bruna Ranção Conti, Claudia Fragelli, Camila Rodrigues, Davis Sansolo, Edilaine Albertino de Moraes, Flavia Mattos, Ivan Bursztyn, Teresa Mendonça.