Produção Bibliográfica

- Parques Estaduais do Rio de Janeiro: Construindo novas práticas para a gestão. Autores: Marta de Azevedo Irving, Gian Mario Giuliani e Carlos Frederico B. Loureiro (org.). Editora Rima, 2008.

resumo

Livro Parques Estaduais do Rio de Janeiro: Construindo novas praticas para a gestão.

 

Este livro e uma construção coletiva em que o pensamento acadêmico e a gestão publica se integram e convergem para pensar novas formas de interpretar a relação sociedade-natureza.

O foco de analise são os parques, uma categoria de manejo de áreas protegidas internacionalmente reconhecida, de extrema relevância para a conservação da biodiversidade e que ilustra os conflitos e as tensões decorrentes de uma concepção filosóficas e de uma cultura institucional e políticas centralizadoras, baseadas na cisão entre sociedade e natureza.

Neste contexto, os parques estaduais do Rio de Janeiro representam um importante foco de reflexão, por sua importância não apenas em termos de biodiversidade, mas também como “laboratório” de novas pratica para a gestão de áreas protegidas.

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos e saberes, esta obra foi concebida tendo como público-alvo o cidadão comum, o gestor publico e todos aqueles interessados em iniciar a discussao sobre a problemática da gestão de parques e outras áreas protegidas no pais. Assim, não qualquer pretensão de esgotar o tema, mas, sim, provocar questões e estimular novas investigações, novas praticas e novas demandas.