Eventos

III Sapis

O III SAPIS ocorreu em novembro de 2007, em Teresópolis-RJ, contou com a organização da UFRRJ e ganhou a dimensão nacional e itinerante.

Com a responsabilidade de ser um dos mais importantes fóruns no Brasil a discutir a temática da inclusão social em áreas protegidas, a terceira edição do SAPIS inaugurou a itinerância na organização do evento ganhando uma dimensão nacional e tornando-se o 3º Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (III SAPIS). O III SAPIS manteve os mesmos objetivos dos SAPIS anteriores, mas com a missão de ampliar o debate e permitir o intercâmbio de informações e experiências entre os diferentes grupos interessados neste tema no país.

A temática central do evento nesta edição foi “Gestão Participativa de Áreas Protegidas”, um convite à reflexão sobre o papel dos conselhos na gestão, sobretudo nas unidades de conservação, e de novas metodologias e abordagens que possibilitem a inclusão de todos os grupos e agentes sociais no processo de gestão das áreas protegidas no Brasil.

O evento contou com seis mesas-redondas com os seguintes eixos temáticos: “Políticas Públicas e Inclusão Social em Áreas Protegidas”, “Avanços Metodológicos na Implementação e Avaliação da Gestão Participativa”, “Populações Humanas e Áreas Protegidas: desafios para a inclusão”, “A Perspectiva Internacional sobre o Tema da Inclusão Social em Áreas Protegidas”, “Geração de Conhecimento e Difusão para a Gestão e Inclusão em Áreas Protegidas” e “Conselhos de Gestão de UCs no Brasil: Experiências e Perspectivas”.

Além das palestras e mesas-redondas, o seminário recebeu a contribuição de especialistas, pesquisadores e estudantes de pós-graduação na forma de trabalhos técnicos e científicos, apresentados oralmente ou por meio de posters.

http://www.ivt-rj.net/sapis/